Conteúdo da página
Caracterização tecnológica de matérias-primas minerais
Caracterização de produtos de beneficiamento
Caracterização tecnológica de jazidas
Caracterização de produtos de processamento químico e metalúrgico
A implantação do LCT foi decisiva para a consolidação dos estudos de caracterização tecnológica de matérias-primas minerais na Universidade e para a criação de um grupo de pesquisas, cadastrado junto ao CNPq desde 1991.
Projetos desenvolvidos com o apoio de importantes agências de fomento como FINEP, FAPESP, CNPq e CAPES e mais recentemente ANP, assim como parcerias estabelecidas com a iniciativa privada têm colaborado para o crescimento do LCT.
O LCT desenvolve pesquisas direcionadas ao aproveitamento racional e sustentável dos recursos minerais e ao reprocessamento de rejeitos e resíduos industriais. As linhas de pesquisa são:
Trata-se de estudo orientado pelas propriedades físicas, químicas e físico-químicas de bens minerais face ao processo de beneficiamento ou uso final. Em sua conceituação ampla engloba mineralogia aplicada e técnicas universais de caracterização visando o levantamento de parâmetros tecnológicos para definição das alternativas de processo e adequação às especificações requeridas pelo mercado.
Compreende o estudo das características mineralógicas, das associações minerais e de liberação notadamente do mineral útil em relação à ganga.
Dentre os parâmetros determinados destacam-se:
Trata-se do estudo de características mineralógicas e físicas da alimentação e de produtos de etapas inicial, final e intermediárias, objetivando a otimização de circuitos industriais de tratamento de minérios nas suas inúmeras modalidades.
Dentre os principais objetos destes estudos podem ser citados:
Compreende a avaliação das informações geológicas, definição e execução da amostragem, estudos de caracterização tecnológica com o levantamento de parâmetros para definição de tipos de minérios e estudos de Geometalurgia.
Dentre os principais objetos destes estudos podem ser citados:
Compreende o estudo de matérias-primas para processos químicos e metalúrgicos e dos diversos produtos obtidos, em apoio a estudos diagnósticos e de otimização de processos.
Estudos de caracterização de rejeitos, resíduos e efluentes, paralelamente ao levantamento das condições e alternativas para reciclagem e reaproveitamento de subprodutos.