LIMS – Laboratory Information Management System
KemioLab
LIMS – Laboratory Information Management System KemioLab

O KemioLab é um sistema LIMS (Laboratory Information Management System) desenvolvido pelo Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT) em parceria com a Kemio Code. O Kemio foi desenvolvido visando o gerenciamento integrado do Laboratório para aumento da eficiência operacional e da qualidade em laboratórios de pesquisa, serviços e controle de qualidade, em plataforma web para acesso remoto das informações. Diferentemente dos sistemas LIMS convencionais, o Kemio é modelado a partir dos requisitos levantados individualmente em cada laboratório, em um trabalho conjunto entre a equipe de programação, analistas de dados e os especialistas técnicos do LCT. Além disso, o custo operacional do Kemio está associado ao desenvolvimento e implantação do projeto, não sendo atrelado ao número de licenças ou ao número de amostras registradas.

KemioLab - aumento da produtividade e confiabilidade
KemioLab - aumento da produtividade e confiabilidade
KemioLab - aumento da produtividade e confiabilidade

Aumento da produtividade e confiabilidade

KemioLab - aumento da produtividade e confiabilidade

O aumento da produtividade e confiabilidade do laboratório são garantidos pela otimização e automação de processos, como o uso de QRCode para identificação das amostras, transferência automática de massas e volumes para o sistema, exportação direta dos resultados analíticos do equipamento para o LIMS, sistema inteligente de validação dos resultados e geração de relatórios analíticos automáticos (.CSV e .PDF), com consequente redução do turnaround time, custo operacional e de erros associados as operações de transcrição de resultados.

Gerenciamento integrado

Relatórios gerenciais como o de backlog, turnaround time, amostras recebidas, solicitações por períodos, status do tempo decorrido e relatórios financeiros, possibilitam aos gestores realizarem uma análise crítica dos processos e tomadas de decisões em busca de uma maior eficiência operacional. Os relatórios são personalizados a partir dos indicadores definidos por cada laboratório. O sistema requer que toda solicitação em atraso seja justificada, a fim de facilitar a verificação e correção dos problemas operacionais cotidianos.

Kemiolab - Relatório gerencial - Backlog

Exemplo de relatório gerencial - Backlog por etapa do processo

Kemiolab - Relatório gerencial - Justificativas de atraso

Exemplo de relatório gerencial - Justificativas de atraso

Gestão de qualidade

O gerenciamento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e os processos de certificação na norma ABNT NBR ISO 9001 e no credenciamento no INMETRO da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 são facilitados com o Kemio, que possibilita:

  • Rastreabilidade total do fluxo das amostras e dos respectivos dados gerados durante os ensaios e análises.
  • Gerenciamento de informações documentadas, como a necessidade de revisão de documentos.
  • Acesso aos procedimentos operacionais durante as operações no sistema.
  • Ferramentas de QA/QC, como cartas controles.
Kemiolab - QA/QC - Carta controle

Exemplo de carta controle, associada com a validação automática de resultados

Kemiolab - Manutenção
Kemiolab - Manutenção
Kemiolab - Manutenção

Gestão de equipamentos

Kemiolab - Manutenção

O gerenciamento dos ativos do Laboratório se torna simples com o Kemio, que reúne todas as informações cadastrais em uma única tela (marca, modelo, número de série, contato de manutenção, etc). O sistema ainda possibilita realizar o upload do Manual e do Procedimento Operacional Padrão do equipamento, assim como, verificar todo o histórico de manutenção realizada no equipamento.

A programação das aferições e manutenções preventivas podem ser realizadas diretamente no Kemio, que envia e-mails de follow up ao responsável pela execução da ação e ao responsável técnico do equipamento quanto a necessidade de intervenção.

As manutenções corretivas também são gerenciadas pelo sistema, onde é possível inserir informações como causa da falha e ações tomadas, realizar o upload das ordens de serviços e NFe. Também é possível inserir informação dos custos de cada intervenção, possibilitando o gestor do laboratório extrair relatórios das atividades de manutenção realizadas e seus respectivos custos.

Gerenciamento do estoque

Módulo simples e de fácil operação. A continuidade das atividades do laboratório é garantida com o envio de e-mail de 'follow up' ao responsável por compras quando o estoque real for igual ou menor ao mínimo registrado. O sistema permite imprimir etiquetas para cada item do novo lote recebido. O uso de QRCode proporciona maior agilidade operacional aos usuários do laboratório para realizar a baixa do item no sistema.

Kemiolab - Estoque
LCT

lct@lct.poli.usp.br
+55 11 3091-5151 / 3091-5551

LCT
lct@lct.poli.usp.br
+55 11 3091-5151 / 3091-5551